Conecte Conosco

Mundo

Braunau renomeia ruas com nomes nazistas

Publicado

em

A cidade austríaca de Braunau, local de nascimento de Adolf Hitler, decidiu remover os nomes de duas ruas que homenageavam figuras associadas ao nazismo e seus colaboradores, após pressão de uma organização local, conforme informado por um representante da oposição à AFP nesta quinta-feira.

Martina Schäfer, vereadora do partido social-democrata, explicou que a votação ocorreu em sigilo e foi referente às ruas Josef Reiter e Franz Resl. A decisão contou com 28 votos favoráveis e nove contrários.

O Partido da Liberdade (FPÖ), considerado herdeiro do nazismo e a principal força política do país, manifestou oposição à mudança.

Joseph Reiter (1862-1939), conhecido por sua aliança com Adolf Hitler, teve sua cidadania honorária em Braunau revogada em 19 de março depois de proposta do Comitê Austríaco de Mauthausen, segundo Robert Eiter, membro do conselho desse comitê.

Franz Resl, conhecido propagandista pangermanista, já teve uma rua que levava seu nome renomeada em Linz, decisão tomada em 2023.

Em 2016, o governo austríaco adquiriu a casa de nascimento de Hitler, após debates prolongados, e iniciou um projeto para transformar o imóvel em uma delegacia de polícia até 2026. O local também deve abrigar um centro de treinamento para agentes de direitos humanos.

Segundo o Comitê de Mauthausen, uma rede de resistência constituída no campo de concentração homônimo em 1944, o uso do local como memória seria mais adequado. O comitê mantém contato frequente com sobreviventes e organiza eventos memoriais.

O governo austríaco enfatiza que a casa não será um memorial para evitar que se torne ponto de peregrinação para neonazistas.

Na ocasião do anúncio da reforma, o cineasta austríaco Günter Schwaiger, que gravou um documentário no local, pediu que a decisão fosse revista, argumentando que transformar a casa em uma delegacia estaria alinhado com o desejo de Hitler, que defendeu o uso administrativo de instalações durante o regime nazista.

A Áustria, apesar das críticas frequentes, começou a lidar oficialmente com sua responsabilidade no Holocausto apenas na década de 1980.

Durante o período nazista, aproximadamente 65.000 judeus austríacos foram assassinados e cerca de 130.000 foram forçados ao exílio.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados