Conecte Conosco

Economia

BRB anuncia saída de conselheiros após ligação a fundo da Reag

Publicado

em

O Banco Regional de Brasília (BRB) divulgou um comunicado informando a renúncia de dois membros do Conselho Fiscal da instituição. Leonardo Roberto Oliveira de Vasconcelos, que ocupava o cargo titular, e Celivaldo Elói Lima de Sousa, como suplente, decidiram deixar seus postos após terem suas indicações atribuídas a um fundo vinculado à gestora Reag, investigada por supostas operações irregulares com o Banco Master. Ambos negam qualquer ligação com o fundo.

De acordo com o comunicado do BRB, os pedidos de renúncia foram recebidos e tiveram efeito imediato na data de seus protocolos.

O fundo mencionado é o Borneo, gerido pela Reag. Detendo uma participação de 7,89% em ações preferenciais (sem direito a voto) do banco público, que é negociado na Bolsa de Valores, o Borneo figura entre os principais acionistas privados do BRB.

O investimento do Borneo no BRB ajudou a fortalecer a instituição antes do anúncio, em março de 2025, da tentativa de aquisição do Banco Master. A força financeira é um dos fatores avaliados pelo Banco Central para aprovar aquisições, indicando a capacidade de operação do negócio.

Os conselheiros que renunciaram afirmaram, em declarações reproduzidas pelo BRB, desconhecerem qualquer ligação com o fundo Borneo.

“Tomei conhecimento de que minha indicação teria sido atribuída ao denominado ‘Fundo Borneo’. Declaro desconhecer completamente tal indicação e não mantenho qualquer vínculo, relação ou conhecimento sobre esse fundo, tampouco conheço seus representantes ou administradores”, afirmaram ambos.

O Banco Master foi alvo de liquidação após a Polícia Federal conduzir investigações e deflagrar a operação Compliance Zero em novembro do ano anterior. A operação resultou na prisão temporária do controlador da instituição, Daniel Vorcaro, suspeito de fraudes financeiras envolvendo emissão e comercialização irregular de títulos de crédito. Ele foi liberado posteriormente.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados