Economia
BRICS discute comércio internacional e busca soluções conjuntas

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência do Brasil (Secom) anunciou que a reunião virtual entre os países do BRICS, realizada na segunda-feira, 8, teve como foco o debate sobre os desafios impostos por medidas unilaterais no comércio global e a expansão dos laços de cooperação e comércio entre os membros do grupo.
Em comunicado divulgado logo após o término do encontro, por volta das 11 horas, a Secom enfatizou o compromisso do bloco com a manutenção e fortalecimento do multilateralismo — tema central nas declarações recentes do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
“Diante da crescente instabilidade econômica e política mundial, o BRICS reafirma seu empenho em preservar e fortalecer o multilateralismo, além de apoiar reformas nas instituições internacionais,” declarou a Secom.
Os países realizaram uma análise detalhada da conjuntura global atual e concordaram na necessidade de avançar para um sistema internacional mais justo, equilibrado e inclusivo, que reflita as transformações em andamento e responda melhor às necessidades do Sul Global.
A Secom ressaltou que o grupo continuará dedicado a promover a paz, defender o multilateralismo e encontrar soluções coletivas para os desafios enfrentados globalmente.
A videoconferência, que foi encerrada às 11 horas, foi fechada à imprensa, mas uma parte do discurso do presidente sul-africano Cyril Ramaphosa foi compartilhada no canal oficial da África do Sul no YouTube.
Além dos líderes já mencionados, também participaram da reunião virtual:
- Abdul Fatah Khalil Al-Sisi, presidente do Egito;
- Prabowo Subianto, presidente da Indonésia;
- Khaled bin Mohamed bin Zayed Al Nahyan, príncipe herdeiro dos Emirados Árabes Unidos;
- Taye Atske Selassie, presidente da Etiópia.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login