Notícias Recentes
BRT passa a ser cobrado no sábado
O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, embarcou, na manhã de ontem (25), em um ônibus do Expresso Sul na estação do Gama, que será um dos futuros corredores exclusivos do sistema BRT. Acompanhado do Secretário de Mobilidade, Carlos Tomé, o governador ouviu passageiros com o objetivo de detectar as falhas que o serviço ainda possuiu e pensar novas modificações para o sistema. “A população conhece como ninguém os problemas e pode apontar os caminhos para a solução”, disse. Ele desembarcou na Rodoviária do Plano Piloto.
De acordo com a Secretaria de Mobilidade e do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), as novas linhas do BRT Sul, localizadas em Santa Maria e no Gama, serão inauguradas no próximo sábado (28), mesma data em que passará a ser cobrado o valor de R$ 3. Até o dia da instauração dos novos pagamentos, representantes do DFTrans estarão nas estações para informar os passageiros sobre a nova mudança.
Segundo o governo, a ampliação do itinerário fará com que cerca de 40% dos passageiros não precisem mais sair de Santa Maria e do Gama para pegar o transporte. Isso porque as novas linhas partirão de rodoviárias nessas regiões administrativas e não dos terminais do BRT, que ficam fora delas. Antes, aqueles que moram mais longe dos terminais do Expresso Sul precisavam pegar uma das linhas alimentadoras, que faziam conexões entre os locais e o BRT, para, só depois, embarcar nos ônibus do sistema. Mesmo com a instauração dos novos corredores, as antigas linhas alimentadoras, seis no Gama e seis em Santa Maria, continuarão existindo.
O DFTrans informou também que o sistema de integração continuará valendo. Com isso, os passageiros poderão se locomover entre uma dessas três localidades e o Plano Piloto com apenas uma passagem. O órgão fez questão de ressaltar que é necessário que os passageiros possuam um dos Cartões de Bilhetagem Automática para poderem se beneficiar do sistema.
O bancário Paulo Roberto comemorou a chegada dos novos corredores exclusivos do BRT Sul, e não vê problemas em pagar a taxa estipulada pelo governo. “Atualmente, pego três ônibus para chegar em casa ou no trabalho. Agora, só vou precisar pegar um e isso é muito bom. Não tenho problema em pagar a nova taxa, até porque já ficamos um ano sem pagar. Só espero que o nosso dinheiro seja bem empregado”, finalizou.
Expresso Norte
De acordo com a Secretaria de Estado de Mobilidade do Distrito Federal (SEMOB-DF), o projeto para a construção do BRT Norte está em fase avançada e o órgão pretende lançar o edital ainda este ano. A intenção, segundo a pasta, é de que no começo do próximo ano já se iniciem as obras na saída norte para o Expresso DF.
Fonte: Alô
Você precisa estar logado para postar um comentário Login