Conecte Conosco

Economia

Busca das empresas por crédito cresce 15,5% em setembro, diz Serasa Experian

Publicado

em

A procura por empréstimos entre as empresas brasileiras aumentou 15,5% em setembro de 2025, comparado ao mesmo mês do ano anterior, segundo o Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian. Esse crescimento sucede uma queda registrada em agosto, indicando uma retomada na busca por financiamentos.

Observando o período de 12 meses até setembro, a demanda por crédito empresarial acelerou, registrando crescimento de 5,9%, superior aos 4,3% observados em agosto.

De acordo com a economista da datatech, Camila Abdelmalack, “o aumento significativo reflete a necessidade das empresas de reforçar seu capital de giro e manter as operações em um cenário ainda desafiador por custos financeiros altos, agravado pela desaceleração econômica que impacta as expectativas de receita”.

Setorialmente, setembro apresentou avanços em todas as categorias, com destaque para o setor de serviços, que teve a maior expansão anual de 19,1%, seguido pelo segmento denominado como “Demais”, com alta de 29,1%. As áreas da indústria e comércio também mostraram sinais de recuperação em relação ao desempenho negativo de parte de 2024.

Na análise dos últimos 12 meses, o setor de serviços continua liderando o crescimento, refletindo a retomada gradual das atividades relacionadas ao consumo e prestação de serviços. Indústria, demais setores e comércio também apresentam expansão consistente, sinalizando recuperação da demanda a longo prazo.

Dentro da classificação por porte, as micro e pequenas empresas (MPEs) se destacaram ao aumentar sua demanda por crédito em 16,0% no comparativo anual, seguidas pelas grandes empresas, que tiveram avanço de 3,1%. As médias empresas mantiveram estabilidade. No acumulado dos últimos 12 meses, as MPEs continuam na liderança com crescimento de 6,0%, enquanto médias e grandes empresas cresceram 2,4% e 0,1%, respectivamente.

Camila Abdelmalack explica que “a variação anual mostra que os pequenos negócios continuam utilizando o crédito como forma de sustentação operacional frente aos custos financeiros elevados. Já os dados de 12 meses indicam que a demanda por crédito a longo prazo é mais intensa entre empresas menores, que costumam ter mais pressão sobre seu fluxo de caixa”.

Geograficamente, os estados das regiões Centro-Oeste, Sul e Norte registraram os maiores crescimentos percentuais na demanda por crédito em setembro. Mato Grosso do Sul, Roraima, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo ficaram entre os maiores avanços do país. Por outro lado, os menores crescimentos foram notados no Rio de Janeiro, Maranhão, Pernambuco, Acre e Piauí.

Já no acumulado de 12 meses, a demanda permaneceu positiva em quase todas as regiões, com destaque para o Sul e Centro-Oeste, onde Santa Catarina, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Roraima figuraram como os estados de maior expansão. As menores variações foram observadas em Pernambuco, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Amapá e Acre.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados