Conecte Conosco

Economia

Busca por crédito aumenta em junho e mantém alta, revela Neurotech

Publicado

em

A demanda por financiamento entre os consumidores continuou crescendo em junho, registrando um aumento de 2% em relação ao crescimento de 1% observado em maio. Segundo o Índice Neurotech de Demanda por Crédito (INDC), que acompanha mensalmente as solicitações de crédito em setores como varejo e instituições financeiras, essa tendência de alta se mantém.

Na comparação com junho de 2024, o INDC mostrou uma elevação de 1,4%, após uma queda de 0,6% em maio no mesmo comparativo anual. O índice avalia mensalmente o volume de pedidos de financiamento nesses segmentos.

De acordo com Natália Heimann, líder da Unidade de Negócios de Dados & Analytics para Crédito da Neurotech e responsável pelo INDC, com a provável estabilização da taxa Selic, espera-se que a melhora nas condições de consumo beneficie o setor de crédito ao longo do restante do ano.

Desde setembro, o Comitê de Política Monetária (Copom) aumentou a taxa básica de juros em 450 pontos, situando-a em 15% ao ano. A expectativa é que a decisão da próxima quarta-feira mantenha essa taxa, indicando o fim do ciclo de aperto monetário em junho, conforme especialistas.

Em junho, o segmento que inclui bancos e instituições financeiras teve o desempenho mais expressivo, com um crescimento de 40% na busca por crédito em comparação ao mesmo mês de 2024. No varejo, a procura por financiamento aumentou 8% na comparação anual.

Empresas

A demanda por crédito entre as médias empresas, com faturamento anual de até R$ 300 milhões, cresceu 10% em relação a junho de 2024. Já as pequenas empresas, com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões, apresentaram um aumento de 7,5% na comparação anual.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados