Economia
BYD inicia campanha para atrair fornecedores locais em Camaçari

A BYD lançou na terça-feira (19) uma campanha para aumentar a presença de fornecedores brasileiros na sua fábrica em Camaçari, Bahia.
Chamado de “BYD quer conhecer você”, o projeto foi apresentado em um webinar com a Abipeças e o Sindipeças e tem o objetivo de elevar para mais de 50% a nacionalização de peças e componentes até 2027.
O evento contou com a participação de Cláudio Sahad, presidente da Abipeças e do Sindipeças; Tyler Li, presidente da BYD Brasil; e Alexandre Baldy, vice-presidente sênior e responsável comercial e de marketing da BYD Auto Brasil.
Quase 300 representantes de empresas brasileiras estiveram presentes, interessados em se tornar fornecedores para a operação em Camaçari.
Alexandre Baldy destacou que essa estratégia reforça o compromisso a longo prazo da empresa no Brasil:
“A BYD sempre planejou fabricar integralmente seus veículos no país, buscando fornecedores de peças tanto na Bahia quanto em outras regiões. Nossa cadeia produtiva será composta por empresas brasileiras.”
Cláudio Sahad considerou a iniciativa muito positiva, afirmando que as entidades apoiarão todas as companhias que desejarem produzir no Brasil utilizando fornecedores locais.
A relação inicial de demandas da BYD já inclui centenas de itens diretos e indiretos, como para-choques, pneus e baterias. A lista completa será disponibilizada em breve para os associados da Sindipeças e Abipeças.
Como líder de vendas de veículos elétricos no Brasil, a BYD foi responsável em 2025 por 80% dos elétricos e 30% dos híbridos vendidos no mercado nacional.
A empresa conta atualmente com quase 190 concessionárias, com previsão de superar 200 em breve, e está qualificando seus fornecedores locais. A Continental Pneus, vizinha da fábrica em Camaçari, foi a primeira homologada oficialmente.
No webinar, a BYD detalhou incentivos fiscais oferecidos aos fornecedores na Bahia, como forma de fortalecer a cadeia produtiva local e a indústria regional.
A companhia também se comprometeu a facilitar o diálogo entre os fornecedores e o governo baiano, buscando condições mais competitivas e apoiando a geração de empregos.
Essa iniciativa faz parte da estratégia da BYD de consolidar um ecossistema industrial forte no Brasil, com destaque para o desenvolvimento da economia baiana. A proposta é formar um ambiente colaborativo que una empresas locais, investimentos tecnológicos e estímulo à produção nacional.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login