Economia
BYD lança Dolphin Mini por até R$ 98,5 mil com vendas diretas no Brasil

Ao iniciar suas operações em Camaçari, Bahia, a fabricante chinesa BYD promove uma disputa de preços mais acessíveis para modelos elétricos e híbridos no mercado brasileiro. A produção nacional permite à BYD praticar vendas diretas, do fabricante ao consumidor, possibilitando descontos graças à isenção de impostos. Dessa forma, a nova versão de entrada do Dolphin Mini será comercializada por até R$ 98,5 mil.
A marca anunciou que, além do Dolphin Mini, os modelos BYD King e BYD Song Pro, produzidos localmente, também terão isenção do IPI e ICMS para vendas diretas. A BYD espera expandir suas vendas no país, pois os altos preços dos veículos eletrificados ainda dificultam a decisão de compra dos consumidores, segundo especialistas.
Para o Dolphin Mini, foi criada a versão GL de entrada, com preço sugerido de R$ 118.990,00. Com descontos de 10% nas vendas diretas, o valor cai para R$ 107.091,00 para microempresas (compra via CNPJ) e produtores rurais. Pessoas com deficiência pagarão R$ 99.990,00 com isenções, e taxistas pagarão R$ 98.590,00 pelo veículo.
Entre janeiro e setembro, foram vendidas 22.294 unidades do Dolphin Mini no Brasil, liderando a categoria de elétricos puros, segundo a consultoria K. Lume. Desde seu lançamento na China em 2023, o modelo, um dos mais acessíveis no segmento, já ultrapassou um milhão de unidades vendidas. O Dolphin Mini (chamado Seagull na China) superou até mesmo as vendas do Tesla Model Y por alguns meses em 2024.
O BYD Dolphin Mini possui motor de 75 cv, bateria de 38 kWh e autonomia de até 280 km, conforme dados do Inmetro. A nova versão GL terá bateria de 30,08 kWh e autonomia de até 250 km.
Descontos também para Song e King
A BYD também oferece incentivos para o SUV híbrido BYD Song Pro e para o sedã híbrido BYD King, focando nas versões GL, exclusivas para vendas diretas.
O Song Pro GL custa R$ 189.990,00, com desconto de 15% para vendas diretas, reduzindo para R$ 161.492,00 para produtores rurais e CNPJ, e R$ 147.990,00 para pessoas com deficiência. Taxistas pagam R$ 132.900,00. Entre janeiro e setembro, foram vendidas 11.767 unidades do Song.
O King tem preço de R$ 169.990,00 e, com descontos, sai por R$ 144.492,00 para CNPJ e produtores rurais; R$ 132.990,00 para PCD e R$ 124.990,00 para taxistas. Desde janeiro, foram vendidas 9.308 unidades do BYD King.
Especialistas consultados destacam que a crescente procura por veículos eletrificados e a produção local da BYD e outras marcas, como a chinesa GWM, devem beneficiar o consumidor com mais concorrência e preços menores.
Ferdinand Dudenhöffer, professor e diretor do Centro de Pesquisa Automotiva (CAR) da Universidade de Duisburg-Essen, Alemanha, afirmou ao GLOBO que a produção nacional costuma ser mais cara que na China, mas espera descontos maiores, embora não uma guerra de preços como no mercado chinês.
A BYD iniciou oficialmente a produção no Brasil em 9 de outubro, investindo R$ 5,5 bilhões em uma fábrica de 4,6 milhões de metros quadrados, com capacidade para 150 mil veículos por ano, com meta de dobrar para 600 mil até 2030.
A chinesa Great Wall Motor (GWM) também começou a produzir no Brasil em agosto, na antiga fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis, São Paulo. Com 570 funcionários, incluindo 80 chineses, a GWM foca no segmento de SUVs tecnológicos com preços que variam de R$ 199 mil até R$ 325 mil na versão GT.

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