Conecte Conosco

Notícias Recentes

CAC que atirou de cobertura é liberado e aguarda julgamento em liberdade

Publicado

em

O colecionador de armas Marcelo Berlinck Mariano Costa, que realizou disparos do alto de uma cobertura na zona oeste de São Paulo, foi libertado após decisão da 1ª Vara do Júri da capital e aguardará o julgamento em liberdade. Ele estava detido preventivamente desde dezembro do ano passado, quando foi preso em flagrante após atirar de seu apartamento em direção à rua e resistir à abordagem de policiais militares.

Na decisão, proferida em 14 de julho, o juiz Bruno Ronchetti de Castro acatou um pedido da defesa, contrariando o posicionamento do Ministério Público de São Paulo. Os advogados de Marcelo Berlinck argumentaram que ele precisava de acompanhamento médico constante, sustentando a tese de insanidade.

Inicialmente, o magistrado tinha decidido manter a prisão, determinando a realização de um exame complementar. No entanto, na decisão de julho, Ronchetti de Castro destacou que seria pertinente revogar a prisão preventiva para evitar “constrangimento ilegal” e pelo “excesso de prazo na formação de culpa”, considerando que o depoimento do réu já foi colhido.

O juiz afirmou estar aguardando o novo laudo médico e impôs várias restrições a Marcelo Berlinck, como a proibição de permanecer fora da Comarca por mais de oito dias consecutivos, a manutenção de seu endereço atualizado e a proibição de contato com qualquer tipo de arma de fogo.

Na solicitação de liberdade, a defesa, liderada pelo advogado Eugênio Carlo Malavasi, apresentou cartas manuscritas de familiares elogiando Marcelo Berlinck. Em uma delas, a mãe destaca sua trajetória profissional e o descreve como um filho “amoroso”.

Marcelo sempre foi um filho feliz, amoroso e carinhoso, querido por todos. Sempre muito honesto e tentava ajudar as pessoas dando o seu melhor. Estudou em bons colégios, tendo um bom desempenho acadêmico. Graduou-se na universidade ESPM em administração de empresas e trabalhou na área financeira”, disse a mãe.

A madrinha o classificou como “calmo, responsável e trabalhador”. “Fez faculdade e sempre foi um bom aluno, filho, sobrinho e amigo. Após atingir a maioridade, ajudou os pais e teve uma excelente carreira acadêmica”, afirmou.

Marcelo Berlinck foi detido em flagrante no dia 6 de dezembro de 2024, com 152 armas de diferentes calibres em seu apartamento, uma cobertura em Pinheiros.

Após efetuar disparos do alto do imóvel, ele ainda atirou contra policiais militares da Rota que tentavam conversar com ele pela porta. Foi necessário o acionamento do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) para entrar no local e, com o uso de explosivos e auxílio de um cão policial, conseguiram imobilizar Marcelo. Felizmente, ninguém ficou ferido.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados