Centro-Oeste
Cachorros de rua recebem casinhas de madeira da polícia

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais (DRCA), entregou 10 casinhas de madeira para proteger animais que vivem na região da QNR, em Ceilândia, próximo ao Sol Nascente, em uma ação realizada na tarde da última terça-feira (16/9).
Os cães são cuidados por uma moradora local. Segundo a DRCA, essa cuidadora vinha sofrendo ameaças de pessoas contrárias à presença dos animais na área, o que motivou a unidade policial a doar as casinhas para os cães. Protetores independentes de Ceilândia também contribuíram para a compra dos abrigos.
A cuidadora é Amanda Kelly Martins, operadora de caixa, de 36 anos. Ela relata que há três anos encontrou uma cadela prenha e começou a alimentá-la, o que atraiu vários outros cães abandonados na região. “Hoje vou lá todos os dias para alimentar, dar ração, água e levar o que for preciso”, conta.
O abrigo improvisado fica próximo a uma comunidade de carroceiros. Amanda destaca que a maior dificuldade é conseguir ração suficiente para todos os cães e realizar a castração para evitar o aumento da população de animais de rua. Ela pede ajuda para esses cuidados e disponibiliza o telefone (61) 98490-2677 para quem quiser colaborar.
Proteção legal aos animais
De acordo com o delegado-chefe da DRCA, Jônatas Silva, a doação visa reforçar que animais de rua têm proteção prevista por lei. Ele alerta que destruir abrigos, recipientes de água e comida ou impedir a alimentação dos animais é crime de maus-tratos, com pena de reclusão de 2 a 5 anos, além de multa e proibição da guarda animal.
Intolerância contra protetores e contra os animais não será tolerada, finaliza Jônatas Silva.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login