Mundo
Califórnia muda mapa eleitoral contra Trump
A Califórnia aprovou recentemente uma iniciativa para redesenhar seus distritos eleitorais, como uma resposta às tentativas do presidente Donald Trump de influenciar a delimitação de distritos em estados controlados por republicanos.
Os resultados iniciais indicam que a proposta, amplamente promovida como uma forma de “dar um recado a Trump”, foi aprovada com uma margem de dois para um, conforme os primeiros dados oficiais, com previsão de vitória expressiva segundo a imprensa dos EUA.
Esta vitória representa um grande avanço para o governador Gavin Newsom, reforçando sua posição no Partido Democrata pela sua iniciativa de enfrentar diretamente Trump.
A nova redistribuição temporária dos distritos eleitorais pode garantir até cinco cadeiras a mais para os democratas na corrida pelo controle do Congresso nas próximas eleições parlamentares.
Segundo os defensores da proposta, o objetivo é equilibrar a disputa, especialmente após os republicanos do Texas aprovarem sua própria redistribuição distrital — pressionados pela Casa Branca — para preservar sua maioria no Congresso, que tem apoiado Trump até o momento.
Por outro lado, republicanos argumentam que essa medida é uma manobra que vai prejudicar os eleitores do partido na Califórnia, onde são minoria frente aos democratas.
“A votação inconstitucional sobre a redistribuição de distritos na Califórnia é uma FRAUDE GIGANTE, pois todo o processo, especialmente a votação, é MANIPULADO”, declarou Trump em sua rede social.
O governador da Califórnia respondeu que são “delírios de um idoso que sabe que está prestes a PERDER”.
Diferente de outros estados, a Califórnia eliminou a prática polêmica de redesenhar os distritos eleitorais para favorecer o partido que está no poder. Em 2008, durante o governo do então governador Arnold Schwarzenegger, os californianos votaram a favor de transferir essa responsabilidade para uma comissão independente.
A proposta atual do governador Newsom visa suspender esse sistema e retomar a delimitação partidária dos distritos pelos próximos cinco anos.
Esses novos limites eleitorais definidos politicamente valerão para todas as eleições até que o próximo censo permita estabelecer novos mapas.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login