Mundo
Calor extremo atinge Austrália com temperaturas quase 50°C
Na última terça-feira, 27, diversas regiões da Austrália enfrentaram uma onda de calor intensa, com temperaturas que chegaram perto dos 50°C, marcando recordes históricos para o país.
As cidades do interior de Victoria, Hopetoun e Walpeup, registraram temperaturas preliminares de 48,9°C. Se esses valores forem confirmados pela noite, ultrapassarão os recordes do ano de 2009, quando 173 pessoas perderam a vida nos incêndios florestais conhecidos como o Sábado Negro.
No dia anterior, 26, estados como Nova Gales do Sul e Austrália do Sul também tiveram temperaturas recordes, ultrapassando números do verão de 2019. Até o momento, não foram reportadas vítimas nesta nova onda de calor, porém as autoridades de Victoria pedem cautela, especialmente porque três incêndios florestais ainda seguem sem controle.
Na maior metrópole do estado, Melbourne, o calor extremo quase quebrou o recorde de dia mais quente já registrado. O impacto do calor foi sentido no Melbourne Park, sede do torneio de tênis Australian Open, onde a presença do público diminuiu consideravelmente, transformando o local quase numa área deserta.
Os organizadores do evento adotaram medidas para minimizar o desconforto do calor, como fechar os tetos retráteis das principais quadras e adiar partidas externas. Durante as quartas de final entre as tenistas Aryna Sabalenka e Iva Jovic, a última partida realizada sob sol forte, as atletas utilizaram bolsas de gelo e ventiladores portáteis para se refrescar nos intervalos.
Enquanto a sessão diurna de segunda-feira contou com cerca de 50 mil espectadores, nesta terça-feira o número caiu para 21 mil, refletindo a decisão do público em seguir orientações de saúde e permanecer em casa.
Espera-se que as temperaturas comecem a cair a partir de quarta-feira, 28, embora a onda de calor deva se estender até o final da semana. Essa nova elevação de temperatura ocorre logo após outra onda de calor que afetou o país no início do mês, resultado de um dos verões mais quentes já registrados na Austrália.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login