Notícias Recentes
Câmara aprova criação de instituto federal em cidade do prefeito pai de Motta
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (3) um projeto de lei que institui o Instituto Federal do Sertão Paraibano. A nova instituição terá sede em Patos, Paraíba, onde o prefeito Nabor Wanderley, pai do presidente da Câmara, Hugo Motta, exerce mandato.
Este projeto foi o primeiro encaminhado pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Legislativo em 2026 e foi incluído em um texto que cria cargos permanentes nos Ministérios da Educação e da Gestão.
Em uma publicação nas redes sociais, Hugo Motta agradeceu ao presidente Lula e ao ministro Camilo Santana, destacando a importância da iniciativa para levar educação superior e técnica ao interior do país, capacitando os jovens para o futuro.
Em 5 de janeiro, o prefeito Nabor Wanderley também comemorou a aprovação, ressaltando a escolha de Patos como sede da reitoria devido à sua localização estratégica e estrutura já existente. Ele afirmou que a medida representa ganhos para toda a Paraíba, gerando mais oportunidades na região. Nabor é candidato ao Senado e busca apoio do presidente Lula.
O deputado Átila Lira, relator do projeto na Câmara, conduziu a votação simbólica que modificou uma lei de 2008, permitindo a criação do novo instituto a partir do desmembramento do Instituto Federal da Paraíba. O projeto segue agora para análise no Senado Federal.
Se aprovado, o Poder Executivo deverá publicar um ato regulamentando o funcionamento do instituto. A nomeação do reitor será feita provisoriamente pelo Ministério da Educação, e haverá um prazo de cinco anos para consulta à comunidade escolar para que a escolha do reitor seja feita de forma democrática.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login