Brasil
Câmara aprova fundo para melhorar o MPU

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (16) o texto-base do projeto de lei 1872/2025, que institui o Fundo de Fortalecimento da Cidadania e Aperfeiçoamento do Ministério Público da União (FMPU).
A proposta recebeu 264 votos favoráveis, 169 contrários e quatro abstenções. Agora, os deputados analisam os destaques ao texto.
De acordo com a relatora da proposta, deputada Camila Jara (PT-MS), o fundo terá como objetivo apoiar as atividades do Ministério Público, aprimorando a atuação do órgão e o atendimento à população, especialmente nas ações relacionadas à proteção da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.
Os recursos financeiros do fundo serão oriundos de dotações orçamentárias do MP, doações, contribuições em dinheiro, bens móveis e imóveis. Também integrarão as receitas 10% das custas arrecadadas na Justiça da União em primeiro e segundo graus, 10% das multas aplicadas por magistrados em processos civis relativas a atos contra o exercício da jurisdição, e valores provenientes da venda de bens móveis e imóveis considerados abandonados. Além disso, o fundo poderá receber recursos de emendas parlamentares.
A gestão dos recursos deverá ser transparente, com divulgação pública detalhada sobre a origem das receitas e o uso das despesas, através de um portal de transparência a ser criado pelo Conselho Gestor do fundo.
A relatora retirou do texto original a proibição do bloqueio dos recursos do fundo e incluiu uma regra que impede que esses recursos sejam utilizados para pagamento de despesas com pessoal, garantindo assim uma aplicação específica das verbas.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login