Conecte Conosco

Notícias Recentes

Câmara celebra a Marcha das Mulheres Negras

Publicado

em

Uma sessão solene na Câmara dos Deputados prestou homenagem à Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver, realizada nesta terça-feira (25), na Esplanada dos Ministérios em Brasília.

Organizada pelo Comitê Nacional da Marcha das Mulheres Negras, esta mobilização nacional visa destacar os direitos fundamentais desse grupo – como moradia, emprego e segurança – além da luta por uma vida digna, livre de violência e iniciativas de reparação.

A cerimônia foi aberta pela deputada Talíria Petrone (PSOL-RJ), que ressaltou que o plenário da Casa, repleto de mulheres negras, representa o povo brasileiro.

“O povo brasileiro é uma mulher negra. Temos o compromisso de que muitas outras mulheres negras ocupem o Congresso Nacional. Contamos com uma bancada negra que possui um projeto para o país. A agenda inclui reparação e a presença das mulheres negras em todos os espaços de poder.”

Para a coordenadora da bancada feminina, deputada Jack Rocha (PT-ES), a marcha representa mais do que um ato político, é um projeto político para o país.

“Ocupar este plenário, garantir um orçamento que contemple nossas necessidades, construir um Brasil antirracista. Saúdam as nossas ancestrais. Nossas vozes não podem ser caladas”, afirmou.

Sessão solene no plenário da Câmara dos Deputados em homenagem à Marcha das Mulheres Negras 2025. | Foto: Lula Marques/ Agência Brasil.

Segundo a ministra da Cultura, Margareth Menezes, presente na sessão, a marcha carrega um grande simbolismo.

“Precisamos ser reconhecidas e respeitadas como cidadãs, com todos os direitos garantidos pela Constituição. Após 300 anos de escravidão, o racismo estrutural ainda persiste. São mais de 100 anos sem reparação histórica.”

Para a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, a marcha das mulheres envia uma mensagem clara ao Estado brasileiro: “Se pensaram em nos eliminar, nós decidimos resistir. Vamos transformar o Estado brasileiro, conquistando justiça racial para nosso povo.”

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, afirmou que a Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver representa o sonho e o futuro desejado para o país.

“Hoje é um dia para marchar, um momento de emoção e transformação”, declarou.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados