Economia
Câmara pode votar isenção do IR para quem ganha até 5 mil
A Câmara pode votar hoje a urgência de um projeto de lei que isenta do Imposto de Renda trabalhadores que recebem até R$ 5 mil por mês. A expectativa é que essa medida agilize a tramitação da proposta, que é uma prioridade do governo federal e promessa de campanha do presidente Lula.
Deputados da base governista defendem que a aprovação rápida do projeto pode ajudar a impulsionar a economia, já que o aumento da renda disponível tende a estimular o consumo interno.
Se a urgência for aprovada no plenário, o texto poderá ser analisado em seguida, com a votação final prevista para a próxima semana.
Outros temas também estão na agenda do Congresso. Amanhã será instalada a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar fraudes em descontos de aposentadorias no INSS, e o projeto que proíbe desconto automático de beneficiários pode ser votado hoje.
A discussão sobre a responsabilização de produtores de conteúdo em casos de uso indevido de imagens de menores nas redes sociais também está em pauta. Uma comissão especial para tratar desses temas deve ser criada antes da votação dos projetos relacionados.
A oposição segue pleiteando a votação do fim do foro privilegiado e a ampliação das prerrogativas parlamentares, mas ainda não há acordo para incluir esses temas na pauta.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login