Conecte Conosco

Economia

Câmbio: real e outras moedas emergentes sobem com dólar fraco e alta no petróleo

Publicado

em

O dólar apresenta queda no mercado à vista nesta quarta-feira (3), acompanhando a tendência global de enfraquecimento da moeda americana, enquanto o preço do petróleo registra alta impulsionada pela falta de progresso em um acordo para encerrar o conflito na Ucrânia.

O governo russo afirmou que é incorreto afirmar que Vladimir Putin rejeitou o plano proposto pelos EUA para a Ucrânia. De acordo com Yuri Ushakov, Putin aceitou algumas das sugestões, considerou outras inaceitáveis, mas Moscou está aberta a continuar as negociações.

A taxa de câmbio também é influenciada pela valorização das principais moedas dos países emergentes que exportam commodities, diante das expectativas de que o Federal Reserve reduzirá as taxas de juros na próxima semana e em 2026. No cenário local, a agenda está tranquila, sem eventos de grande impacto, enquanto investidores monitoram a relação entre o governo e o Congresso, além dos indicadores econômicos dos Estados Unidos.

Serão divulgados hoje dados importantes dos EUA, como o relatório ADP de empregos no setor privado às 10h15, a produção industrial de setembro às 11h15, e os índices PMI composto e de serviços às 11h45 e 12h, respectivamente. Essas informações devem orientar as expectativas sobre possíveis cortes na taxa de juros, já que o relatório oficial de emprego será divulgado apenas no dia 12, após a reunião do Banco Central americano marcada para a próxima quarta-feira (10).

No Brasil, os únicos indicadores previstos para hoje são os índices PMI composto e de serviços, com divulgação às 10h.

Entre as notícias do dia, destacam-se as grandes empresas listadas no Novo Mercado que estão preparando pedidos à B3 para distribuir dividendos sem desembolso em dinheiro. A ideia é conceder ações preferenciais resgatáveis como bonificação, estratégia que mantém a isenção de imposto de renda sobre lucros acumulados até 2025.

Os empregados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) encerraram a greve após uma assembleia aprovar a proposta da autarquia, que concede o abono de 20 dias de greve e a compensação de 7 dias por meio de trabalho.

O Indicador de Clima Econômico (ICE) da América Latina subiu 8,7 pontos no terceiro trimestre de 2025, alcançando 86,8 pontos, segundo dados do Ibre/FGV. Entretanto, no Brasil, o clima econômico caiu 3,6 pontos nesse período, totalizando 66,1 pontos.

O advogado Ferdinando Lunardi, do escritório E. Munhoz Advogados, é o preferido do ministro Fernando Haddad para presidir a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), apesar de sua indicação ainda não ter sido oficializada. Lunardi mantém proximidade com o secretário-executivo Dario Durigan.

Apesar de não estarem no Brasil, os deputados Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem, ambos do PL e envolvidos em processos no STF, apresentaram emendas orçamentárias que somam R$ 80,5 milhões para 2026. Essas emendas foram aprovadas pelas comissões da Câmara sem detalhar os beneficiários, conforme reportado pelo jornal O Globo.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados