Notícias Recentes
Câmera da PM terá reconhecimento facial e leitura de placas

As câmeras corporais (COPs) da Polícia Militar (PM) de São Paulo passarão por melhorias e em breve terão tecnologia para reconhecimento facial, identificação de placas de veículos, bateria com maior duração e melhor conexão.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), essas inovações estão em fase de teste e devem ajudar a restringir a movimentação de criminosos, aumentando as chances de prisão.
A PM já distribuiu 8.123 câmeras em 48 unidades do estado e planeja alcançar 12 mil câmeras entregues nos próximos meses, com mais 3 mil unidades reservadas em contrato adicional.
As novas câmeras terão reconhecimento facial e leitura de placas, além de autonomia estendida e conexão aprimorada, contribuindo para operações policiais mais eficazes.
O uso das câmeras é obrigatório em áreas onde estejam disponíveis, especialmente em grandes operações ou incursões em comunidades vulneráveis para manter a ordem pública. Também devem ser usadas em ações para responder a ataques contra policiais militares.
Quando houver movimentação de tropas, policiais com câmeras corporais devem ser priorizados. Se isso não for possível, é necessário justificar por motivos técnicos, operacionais ou administrativos.
Acordo no STF
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, anunciou a homologação de um acordo para ampliar o uso obrigatório de câmeras corporais pela PM em São Paulo.
O estado vai aumentar em 25% o número de câmeras Motorola, chegando a 15 mil aparelhos, garantindo que todos os batalhões de alta e média prioridade tenham acesso às câmeras.
As câmeras poderão ser ativadas de três modos: manualmente pelo policial, automaticamente por proximidade via Bluetooth com raio de aproximadamente 10 metros, e automaticamente caso a câmera seja desligada pelo agente, com reativação em até 1 minuto para assegurar que nenhuma imagem seja perdida.
A Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE) se comprometeu a implementar a ativação remota das câmeras pelo Centro de Operações da PM, nos momentos em que a ocorrência for registrada, quando o policial comunicar a central ou em situações obrigatórias como acesso a comunidades vulneráveis ou ataques contra policiais.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login