Começa a partir desta segunda-feira (22) a Campanha Nacional de Hanseníase, Tracoma e Geohelmintíase, doença popularmente conhecida como verminose. A ação busca criar estratégias para promover a melhoria do acesso ao diagnóstico precoce e tratamento das doenças, principalmente às populações vulneráveis.
Em Sorocaba, a campanha vai atuar na prevenção da hanseníase e geohelmintíase com estudantes de 5 a 14 anos de idade das escolas públicas de ensino fundamental. Na terça-feira (23), a equipe do Programa da Hanseníase da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque Vitória Régia visitará a Escola Estadual “Professora Sarah Salvestro” e, na quinta-feira (24), a Escola Municipal “Genny Kalil Milego”, que fica no Conjunto Habitacional “Hebert de Souza”.
Após a visita, será encaminhada uma ficha de autoimagem utilizada para a triagem de casos de hanseníase. A criança deve levar o prontuário para casa e, junto com os pais ou o responsável, preencher os dados de identificação, fazer a marcação dos locais do corpo onde existem manchas e responder as perguntas sobre a ocorrência das manchas. O aluno deve devolver essa ficha no dia marcado nas duas escolas.
Com o autoexame, por meio da ficha de autoimagem, o aluno será capaz de identificar os sinais e sintomas da hanseníase e, posteriormente, será examinado pela equipe na escola. As crianças também receberão o medicamento Albendazol. Caso o pai ou responsável não esteja de acordo com a administração do medicamento, estes deverão enviar para a escola o “Termo de Recusa” assinado.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login