Brasil
Canadá e Brasil discutem cooperação em visita de Primeiro-Ministro
O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu uma ligação do Primeiro-Ministro do Canadá, Mark Carney, na tarde de quinta-feira (8). Conforme informado pelo Palácio do Planalto, os dois líderes discutiram a situação na Venezuela e os impactos regionais.
Ambos expressaram condenação ao uso da força que não respeite a Carta das Nações Unidas e o direito internacional. Lula ressaltou que o futuro da Venezuela deve ser decidido de forma soberana pelo seu povo e destacou a importância de manter a América do Sul como uma região de paz.
O comunicado oficial indica que Lula e Mark Carney concordaram sobre a necessidade de reformar as instituições de governança global.
Na última semana, uma ação militar dos Estados Unidos resultou no sequestro do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, e sua esposa, Cília Flores.
Durante a conversa, o Primeiro-Ministro canadense aceitou o convite de Lula para visitar o Brasil em abril. Entre os assuntos previstos para serem abordados estão as negociações para um possível acordo comercial entre o Mercosul e o Canadá.
Pela manhã, Lula também teve contato telefônico com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, e com a presidente do México, Claudia Sheinbaum.
México
Na ligação com a líder mexicana, Lula e Sheinbaum conversaram novamente sobre a Venezuela, defendendo o multilateralismo e repudiando a intervenção militar dos Estados Unidos. Ambos rejeitaram a ideia de dividir o mundo em zonas de influência dominadas por grandes potências.
Além disso, discutiram os preparativos para uma visita da presidente mexicana ao Brasil, que ainda não tem data definida, e também trataram da cooperação bilateral no combate à violência contra as mulheres.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login