Mundo
Canadá pronto para voltar a negociar comércio quando EUA quiserem
O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, afirmou nesta sexta-feira (24) que o país está disponível para retomar as negociações comerciais assim que os Estados Unidos estiverem preparados. A declaração ocorre após o presidente americano, Donald Trump, anunciar o término das conversas.
O líder republicano decidiu, na quinta-feira, suspender as discussões comerciais com o Canadá, apontando que autoridades canadenses teriam editado de forma incorreta um discurso do ex-presidente Ronald Reagan em uma campanha publicitária contrária às tarifas.
Antes de sua viagem à Ásia, Carney evitou comentar diretamente a mudança de posição de Trump, mas ressaltou que as negociações bilaterais mostraram avanços. “Estamos prontos para continuar construindo sobre esses avanços assim que nossos parceiros americanos estiverem dispostos”, destacou.
O governo canadense acredita na importância de focar no que está ao seu alcance e aceitar as decisões fora de seu controle, especialmente no que diz respeito à política comercial dos Estados Unidos. Segundo Carney, “os EUA têm tarifas aplicadas a todos os seus parceiros comerciais”.
O primeiro-ministro reafirmou a intenção do Canadá de fortalecer suas relações comerciais com outras nações, enfatizando a importância da cooperação internacional.
Canadá, Estados Unidos e México fazem parte de um mesmo bloco comercial conhecido como T-MEC, que visa facilitar e fortalecer o comércio entre os três países.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login