Centro-Oeste
Câncer colorretal ameaça 710 moradores do DF anualmente

O Distrito Federal registra 710 novos casos de câncer colorretal por ano, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) referentes ao período de 2023 a 2025.
Essa doença, do tipo que vitimou a cantora Preta Gil, é o segundo câncer mais comum no DF, afetando tanto homens quanto mulheres.
O câncer colorretal se desenvolve no cólon ou no reto e seus principais sintomas incluem:
- Presença de sangue nas fezes;
- Alterações nos hábitos intestinais;
- Dores abdominais constantes;
- Perda de peso involuntária;
- Anemia;
- Sensação de cansaço;
- Fraqueza.
Estudos indicam crescimento no número de diagnósticos entre jovens de 20 a 39 anos, com um aumento anual de 1% a 2% desde a metade dos anos 1990, conforme dados da American Cancer Society.
O ocorrido com a cantora Preta Gil trouxe maior atenção para o tema após seu diagnóstico em 2023 e seu falecimento em julho de 2024.
Prevenção e cuidados
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) destaca que manter hábitos saudáveis é essencial para diminuir os riscos associados à doença.
A principal causa da alta mortalidade no câncer colorretal é o diagnóstico tardio, mas, se detectado precocemente, a chance de cura pode chegar a até 85%.
Quem suspeitar de sintomas deve procurar qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) no Distrito Federal para realizar exames e iniciar o tratamento adequado.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login