Mundo
Candidatos a premiê do Reino Unido fazem primeiro debate na TV
Os candidatos a líder do partido conservador britânico se enfrentaram neste domingo (16) no primeiro debate na televisão da disputa. O líder das intenções de voto, no entanto, decidiu ficar de fora. Boris Johnson não compareceu ao programa da estatal Channel Four.
A justificativa foi uma já conhecida: quem está ganhando não precisa se expor e correr o risco desnecessário de perder votos. Pragmático ao extremo, é verdade. Pouco democrático e um tanto quanto obscuro, criticaram os adversários.
Os outros cinco que compareceram tiveram que se engalfinhar sobre o principal tema que domina o país: a separação da União Europeia. A maioria bateu na tecla de que é possível renegociar um acordo com o continente, mas que é importante entregar o Brexit em 31 de outubro.
A verdade é que não há muito espaço para renegociar nada – a Europa inclusive insiste que o acordo é esse que já está aí.
No mais, o debate entre os candidatos conservadores foi apenas um programa para cumprir tabela e não mudou a sensação de que o Reino Unido já tocou o ponto morto e vai empurrar a situação com a barriga para ver no que vai dar.
As projeções para a economia refletem isso. A entidade Câmaras de Comércio Britânicas, BCC em inglês, por exemplo, alertou: a economia do Reino Unido deve crescer apenas 1% no ano que vem e os empresários do país estão represando investimentos de maneira não sustentável, ressalta a entidade.
Enquanto essa desventura chamada Brexit não for resolvida, pouca gente parece interessada em arriscar dinheiro por aqui.
Na terça-feira (18), será realizado o debate da BBC, com a presença de todos os candidatos. Mas parece pouco provável que algum deles consiga reduzir a vantagem do ex-prefeito de Londres.
*Com informações do repórter Ulisses Neto
Você precisa estar logado para postar um comentário Login