Uma das principais queixas que as mulheres trazem aos consultórios do ginecologista é o corrimento vaginal acompanhado de prurido, e a causa mais comum dessa condição vem de um fungo chamado Candida albicans. A cândida é um organismo comum na flora vaginal, mesmo em situações de normalidade. Porém, o crescimento exagerado dessa população de microrganismos pode desenvolver os sintomas da doença — a candidíase.
A desordem provocada pelo aumento do número desses fungos no ambiente vaginal normal pode ocorrer em virtude de alguma alteração da resposta imunológica, como por exemplo com uso de antibióticos, durante a gravidez, em situações de stress e em algumas doenças como o diabetes.
O quadro mais característico é o aparecimento de um corrimento vaginal branco, com grumos, de aspecto semelhante à nata do leite ou à coalhada, sem odor, mas com intenso prurido na região vulvar e internamente na vagina. Além disso, a paciente pode perceber irritabilidade, edema, vermelhidão e escoriações vulvares, o que pode levá-la a sentir dor durante as relações sexuais, principalmente no início da penetração. Por fim, algumas vezes surgem também sintomas urinários como ardor e aumento da frequência para urinar devido a todo esse quadro de irritação local.
É importante tranquilizar a paciente que a candidíase não é considerada uma doença sexualmente transmissível, visto que a cândida pode fazer parte da flora vaginal normal. Assim, o tratamento é realizado com antifúngicos utilizados em comprimidos por via oral e com cremes aplicados por via vaginal e vulvar. Na maioria das vezes, tais medidas resolvem esse problema tão incômodo!
Você precisa estar logado para postar um comentário Login