Notícias Recentes
Cármen Lúcia garante eleição segura e sem interferências
Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), assegurou que as eleições de 2026 serão livres de qualquer tipo de interferência externa. Segundo ela, o teste público de segurança dos sistemas eleitorais, iniciado nesta segunda-feira, é fundamental para garantir um processo eleitoral confiável, tranquilo e transparente.
Ela ressaltou que o objetivo é proporcionar uma eleição tranquila e transparente, garantindo que o eleitor confie plenamente no voto que ele deposita na urna, sem qualquer tipo de influência indevida durante o pleito.
No teste de segurança, especialistas analisam os sistemas utilizados nas eleições para identificar possíveis vulnerabilidades. Com base nesses resultados, o TSE reforça as medidas de segurança dos sistemas eleitorais.
Essa é a oitava edição do evento, que teve início em 2009. Desde 2016, o teste torna-se obrigatório e ocorre preferencialmente no ano anterior à eleição.
Cármen Lúcia destacou que este ano houve um número recorde de inscrições e planos aprovados para o teste.
Ela comentou: “Este é o oitavo ciclo de testes e, desta vez, recebemos o maior número de participantes e propostas. Foram selecionados 38 testes dentre 149 apresentados, todos atendendo aos critérios exigidos, superando os anos anteriores.”
Os especialistas executarão os testes durante esta semana. Se forem encontradas possíveis melhorias, os responsáveis serão convidados para uma nova etapa em maio do próximo ano.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login