Centro-Oeste
Carnaval 2026 no DF tem ação conjunta e uso de tecnologia
Durante o Carnaval 2026, as forças de segurança do Distrito Federal trabalharam juntas para garantir uma festa segura e organizada, sem registro de ocorrências graves. O planejamento começou em outubro do ano passado, envolvendo a Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF) e representantes da Polícia Militar (PMDF), Polícia Civil (PCDF), Corpo de Bombeiros (CBMDF) e Detran-DF.
A tecnologia de reconhecimento facial foi fundamental e permitiu a prisão de um foragido no domingo (15) no centro de Brasília. Foram feitas campanhas educativas sobre trânsito pelo Detran-DF e de combate à violência doméstica pela PCDF e PMDF, além do atendimento especial às mulheres vítimas por meio da Sala Lilás Itinerante. O CBMDF também divulgou uma campanha para o cadastro da ficha médica no celular.
Sandro Avelar, secretário da SSP-DF, destacou que a presença das forças policiais ajuda a prevenir crimes e oferece segurança para o público aproveitar a festa. O secretário executivo Alexandre Patury ressaltou a importância da ação preventiva, e o subsecretário Alexandre Melo enfatizou o foco na proteção da vida.
A PMDF realizou fiscalizações no domingo, apreendendo 142 armas brancas e drogas, recuperando um celular e identificando 91 motoristas alcoolizados em 586 abordagens, além de aplicar 168 multas. Também entregou 587 pulseiras de identificação para crianças.
O CBMDF contou com 295 militares e 33 viaturas para atender 78 ocorrências nos blocos, incluindo 40 casos de alcoolismo e 7 mal súbitos. A maioria das situações foi estabilizada nos postos médicos, com apenas três encaminhamentos a hospitais. Foram feitas vistorias para evitar incêndios e pânico.
Entre sexta-feira (13) e segunda-feira (16), a PCDF registrou vários furtos e roubos, além de casos de tráfico de drogas. Uma mulher de 30 anos desapareceu no sábado (14) durante um evento no Museu Nacional, e o caso está sendo investigado pela 5ª Delegacia. A delegacia móvel funcionou na Torre de TV para agilizar perícias e atendimentos.
O Detran-DF intensificou operações no domingo, fazendo 333 testes de bafômetro, que identificaram 21 motoristas alcoolizados entre 209 veículos abordados, além de outras infrações. Também realizou ações educativas que atingiram cerca de 3 mil pessoas no Parque da Cidade e 200 em Arniqueira.
A Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) fiscalizou 27 eventos, sem precisar interditar nenhum, orientou 300 vendedores ambulantes irregulares e apreendeu 15 garrafas de vidro para garantir a segurança.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login