Centro-Oeste
Carnaval Seguro: Detran-DF inicia operação para festa sem acidentes
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) começou neste sábado (7) a Operação Carnaval Seguro 2026, com o objetivo de garantir a segurança no trânsito durante a folia do DF Folia. Embora o Carnaval oficial seja em 17 de fevereiro de 2026, os eventos de blocos de rua já movimentam a capital a partir deste fim de semana.
A ação é preventiva e visa conscientizar motoristas, passageiros, pedestres e ciclistas sobre os cuidados no trânsito durante o período carnavalesco, quando o consumo de bebidas alcoólicas é comum. Serão realizadas atividades educativas em shoppings, bares, empresas e nas ruas, alertando sobre os perigos de misturar álcool e direção. Estão previstas 210 ações de fiscalização e policiamento no trânsito.
Segundo o diretor-geral do Detran-DF, Marcu Bellini, as ações não querem impedir a diversão, mas sim garantir ruas mais seguras, com tráfego organizado e sem acidentes. Ele reforça a importância da responsabilidade para proteger vidas, destacando que a colaboração de todos é fundamental.
Além da fiscalização, equipes de educação farão blitzes educativas nas cidades com o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, focando na conscientização sobre os riscos de dirigir após beber. Outra iniciativa é a campanha “Vem, pode vir, só não rola beber e dirigir!”, com ações em blocos de Carnaval, shows e clubes. Os participantes receberão materiais que reforçam a mensagem de que, se beber, não deve dirigir.
O diretor de Educação de Trânsito, Dayvson Franklin de Souza, explicou que embora os riscos de dirigir após consumir álcool sejam amplamente difundidos, algumas pessoas ainda se expõem ao perigo. Por isso, a orientação é clara: quem for beber deve escolher meios seguros para se locomover, como transporte coletivo, táxi ou carros por aplicativo. As equipes estarão presentes nos blocos para divulgar essa mensagem de segurança.
Além de coibir a direção sob efeito de álcool, a operação vai fiscalizar outras infrações, como estacionamento irregular, uso de celular ao volante, desrespeito aos pedestres e não uso do cinto de segurança. Estão previstas 30 blitzes, 40 patrulhamentos com abordagens, 20 operações contra estacionamento irregular e 120 pontos de demonstração. Os agentes atuarão a qualquer hora para coibir irregularidades.
Para ajudar no controle do tráfego, serão instaladas sinalizações com cones e barreiras para reduzir a velocidade nas vias, além de painéis de mensagens em pontos estratégicos. Nos blocos, os agentes organizarão o fluxo de veículos e pedestres.
O Detran-DF mobilizará 180 agentes, 50 viaturas, 15 motos, uma aeronave e oito guinchos. As blitzes poderão ser feitas em parceria com outras forças de segurança.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login