Mundo
Casa Branca exclui vídeo polêmico de Trump mostrando casal Obama como macacos
O vídeo considerado racista, postado na noite de quinta-feira (5) no perfil do presidente Donald Trump em uma rede social, no qual Barack e Michelle Obama aparecem representados como macacos, foi retirado da internet após uma forte reação negativa tanto nos Estados Unidos quanto internacionalmente. Até integrantes do Partido Republicano, mesmo partido de Trump, manifestaram críticas.
Segundo informações divulgadas pela Agência Reuters, uma fonte do governo americano, que preferiu manter o anonimato, declarou que “um funcionário da Casa Branca cometeu um erro ao publicar o conteúdo, que foi posteriormente removido”.
O vídeo já não está mais disponível no perfil de Trump na rede social Truth Social, de propriedade do presidente. O conteúdo alegava — novamente sem apresentar qualquer evidência — que a vitória de Joe Biden nas eleições de 2020 foi fraudulenta e, ao final, mostrava o casal Obama, ambos membros do Partido Democrata, com seus rostos digitalmente inseridos em corpos de macacos.
Karoline Leavitt, porta-voz presidencial, tentou justificar a publicação afirmando que o vídeo se tratava de “um meme da internet que retrata o presidente Trump como o Rei da Selva e os democratas como personagens do Rei Leão”.
Tim Scott, senador republicano, comentou em rede social: “Rezo para que [o vídeo] seja falso, porque é uma das manifestações mais racistas que já vi sair desta Casa Branca. O presidente deveria removê-lo”.
Embora o vídeo tenha sido excluído, até o momento nem Trump nem a Casa Branca apresentaram pedido de desculpas. A família Obama ainda não se manifestou sobre o ocorrido.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login