Mundo
Casa Branca propõe governo temporário em Gaza sem ocupação israelense

Em um plano revelado na segunda-feira, 29, para encerrar o conflito entre Israel e Hamas e reconstruir Gaza, a Casa Branca anunciou que, caso o acordo seja aceito por ambas as partes, Gaza será administrada por um comitê palestino técnico e neutro, com mandato temporário.
Esse comitê seria formado por palestinos capacitados e especialistas internacionais, supervisionado por um novo órgão internacional de transição chamado “Conselho de Paz”, que teria a liderança de Donald Trump e outros líderes a serem anunciados, incluindo o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair.
Além disso, um plano econômico elaborado por Trump será implementado para revitalizar Gaza, contando com um painel de especialistas que contribuíram para o desenvolvimento de cidades modernas e prósperas no Oriente Médio.
Após a troca de reféns, os membros do Hamas que escolherem a coexistência pacífica e entregarem suas armas terão direito à anistia. Aqueles que desejarem deixar Gaza terão uma rota segura para países receptores, conforme informado pela Casa Branca.
Os Estados Unidos colaborarão com parceiros árabes e internacionais para estabelecer uma Força Internacional de Estabilização temporária em Gaza. A Casa Branca também assegurou que Israel não fará ocupação nem anexação do território. Na prática, as Forças de Defesa de Israel (IDF) transferirão gradualmente o controle da área sob sua ocupação para a Força Internacional.
O governo Trump também se compromete a fomentar um diálogo entre Israel e palestinos para firmar um acordo político que garanta uma convivência pacífica e próspera no futuro.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login