Destaque
Casa Branca rebate crítica de Lula sobre Trump

A Casa Branca declarou nesta quinta-feira (17) que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, “não pretende agir como imperador mundial”. A fala foi feita pela porta-voz do governo, Karoline Leavitt, em resposta às declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Em entrevista à CNN Internacional, Lula afirmou que Trump foi eleito para governar os Estados Unidos, e não para se tornar o “imperador do mundo”. Além disso, Lula destacou que o Brasil está aberto a negociações com os Estados Unidos, mas não aceitará imposições.
Segundo a porta-voz da Casa Branca, Trump é um “presidente firme” e “líder do mundo livre”.
Em relação à tarifa de 50% aplicada sobre produtos brasileiros, ela explicou que a falta de regulamentações digitais, a ausência de proteção à propriedade intelectual e as políticas ambientais do Brasil vêm prejudicando empresas e o agronegócio dos Estados Unidos.
Na última terça-feira (15), os Estados Unidos iniciaram uma investigação sobre práticas comerciais do Brasil consideradas “injustas”, incluindo o serviço de pagamento eletrônico Pix. Esta medida surgiu após a ameaça do presidente Donald Trump de aplicar uma tarifa de 50% nas importações brasileiras a partir de 1º de agosto.
O Pix está sob investigação pelo governo dos EUA, que alega que ele cria desvantagem para empresas financeiras do setor, como bandeiras internacionais de cartão de crédito. Além do Pix, os Estados Unidos também questionam desmatamento, corrupção e tratamento de grandes empresas de tecnologia no Brasil.
O governo brasileiro estabeleceu um comitê com representantes da indústria e outros setores econômicos para encontrar soluções e tentar reverter a taxação. O presidente Lula afirmou que, se necessário, poderá usar a Lei de Reciprocidade, que permite ao Brasil adotar medidas comerciais contra países que impõem barreiras unilaterais, autorizando assim uma retalição tarifária sobre produtos dos Estados Unidos.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login