Conecte Conosco

Centro-Oeste

Catedral de Brasília fica sem luz após vandalismo

Publicado

em

Faltando poucas semanas para as celebrações de fim de ano, um dos cartões-postais mais importantes de Brasília, a Catedral Metropolitana de Brasília, ficou sem iluminação externa. Na madrugada da última quarta-feira (3/12), vândalos destruíram todas as luminárias do monumento localizado na região central da capital federal.

Conforme informações da Companhia Energética de Brasília (CEB), os criminosos arrancaram as luminárias e as jogaram no espelho d’água que circunda a construção, causando danos nos equipamentos de luz. Além disso, fios foram quebrados, comprometendo toda a rede elétrica externa.

Equipes especializadas da CEB Iluminação Pública e Serviços já estão trabalhando para restaurar a iluminação da catedral. A previsão é de que os reparos durem alguns dias, devido à necessidade de repor equipamentos específicos e à complexidade técnica para realizar o serviço.

Em setembro, a Catedral havia passado por um processo de revitalização completo, que incluiu a instalação de luminárias novas, atualização do projeto luminotécnico e substituição de cabos de cobre por alumínio, para evitar furtos e reduzir prejuízos frequentes. O investimento na obra foi de cerca de R$ 72 mil, com equipe de oito profissionais trabalhando durante 20 dias.

Durante a reforma, foram trocados 129 projetores antigos por 110 luminárias LED mais modernas e eficientes. Também foram instalados dois novos quadros de comando para controlar e proteger o sistema, além do lançamento de 1.678 metros de cabos de alumínio para garantir o funcionamento correto de todo o circuito.

A CEB destacou que o dano causado ao sistema de iluminação pública afeta diretamente a segurança da região, o turismo local e a conservação do patrimônio histórico. Como a Catedral é um bem tombado, não há iluminação no seu entorno; assim, os holofotes destruídos eram a única fonte de luz na área.

Casos suspeitos podem ser comunicados à polícia pelo telefone 190, conforme informou a companhia.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados