Mundo
Católico importante visita Gaza e destaca esperança da população
Ao terminar uma visita de três dias à Faixa de Gaza, o cardeal Pierbattista Pizzaballa, Patriarca Latino de Jerusalém, declarou que, apesar dos danos causados por anos de conflito, os moradores locais continuam motivados a reconstruir suas vidas. O patriarca é a maior autoridade da Igreja Católica em Israel, Palestina, Jordânia e Chipre.
Em entrevista à imprensa do Vaticano nesta terça-feira (23), o cardeal descreveu uma comunidade exausta, vivendo em extrema pobreza e sem infraestrutura adequada, mas ainda assim cheia de esperanças.
Segundo ele, os problemas fundamentais permanecem evidentes. Residências, escolas e hospitais estão em necessidade de restauração, enquanto muitos vivem em meio a lixo e esgoto.
No entanto, o cardeal Pizzaballa ressaltou que, em conversas com homens, mulheres e crianças, percebeu um forte desejo de retomar a vida normal e reconstruir o futuro.
Durante sua estadia, que começou em 19 de dezembro, ele também testemunhou momentos de alegria, principalmente entre as crianças. Ele mencionou a paz sentida nos olhos dos pequenos durante uma apresentação de um presépio vivo, que emocionou os presentes.
De acordo com o cardeal, o Natal em Gaza é celebrado de forma simples, com poucas festividades além das cerimônias religiosas, mas é marcado por uma alegria verdadeira.
Pizzaballa ressaltou ainda que, apesar das dificuldades, a população não se sente abandonada pela comunidade internacional. Para ele, é necessário distinguir entre a política oficial e a solidariedade da sociedade civil, que está ao lado dos moradores.
Sobre a paz, o cardeal destacou que é um conceito exigente em uma região impactada pela guerra. Ele afirmou que, mais do que palavras, é preciso criar condições concretas, estáveis e duradouras para que a paz prevaleça.
Em mensagem direcionada aos cristãos, o patriarca disse que não se deve ignorar a realidade atual. Jesus entrou na história em um contexto imperfeito, assim como a situação atual em Gaza, e é responsabilidade das pessoas aceitar esse momento e trabalhar para transformá-lo.
Na coletiva de imprensa em Jerusalém após a visita, Pizzaballa alertou para a situação econômica crítica. Embora a falta de alimentos tenha sido em parte superada, poucos têm recursos para comprar comida.
O cardeal também expressou preocupação com o grande número de crianças vivendo nas ruas e com o futuro delas.
Informações baseadas em reportagem da Agência Vaticano News.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login