Economia
CBIC prevê mercado imobiliário estável em lançamentos e vendas para 2025

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) reafirmou a expectativa de que o mercado imobiliário deve manter estabilidade nos lançamentos e vendas em 2025, em comparação a 2024. Celso Petrucci, economista da instituição, afirmou que se espera um leve crescimento no programa Minha Casa Minha Vida, enquanto os outros segmentos podem registrar uma pequena queda.
Desde o início do ano, a CBIC já havia sinalizado equilíbrio no mercado para este ano, conforme dados do Broadcast, sistema de notícias do Grupo Estado.
Segundo Petrucci, a alta na taxa de juros tem impactado o segmento de médio e alto padrão, que depende de financiamentos via Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). “Com relação aos recursos do SBPE, já percebemos que o mercado está se ajustando, caminhando para uma estabilidade”, explicou.
No primeiro semestre de 2025, as vendas de imóveis aumentaram 9,6% em relação ao mesmo período de 2024, totalizando 206,9 mil unidades, enquanto os lançamentos cresceram 6,8%, alcançando 186,5 mil unidades.
Entretanto, no segundo trimestre, houve um sinal de desaceleração do mercado. As vendas cresceram apenas 2,6% na comparação anual, com 102,8 mil unidades vendidas, enquanto os lançamentos apresentaram um recuo de 6,8%, totalizando 93,3 mil unidades.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login