Conecte Conosco

Brasil

CCJ da Câmara apoia cassação de Carla Zambelli

Publicado

em

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados votou contra o relatório do deputado Diego Garcia (Republicanos-PR) que era contrário à cassação da deputada Carla Zambelli (PL-SP), por 32 votos a 27.

O deputado Claudio Cajado (PP-BA) foi escolhido como novo relator e indicará a cassação da parlamentar, que já foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a dez anos de prisão, multa e perda do mandato devido à invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Durante a discussão na CCJ, a deputada Carla Zambelli, atualmente presa na Itália, fez sua defesa via videochamada. Antes da prisão, ela fugiu para a Itália, onde está detida, aguardando a decisão da Justiça italiana sobre o pedido de extradição feito pelo Brasil.

No início do processo, o relator Diego Garcia emitiu parecer contrário à perda do mandato de Zambelli com base em uma perícia apresentada pela defesa. A votação do relatório foi suspensa após pedido de vista coletivo.

O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), declarou que entraria com mandado de segurança no STF para garantir o cumprimento da decisão da Corte pela Mesa Diretora.

Antes da votação de um projeto que reduz penas para pessoas condenadas por atos antidemocráticos em janeiro de 2023, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou que levaria ao plenário os processos contra Carla Zambelli e outros deputados condenados pelo STF.

Para cassar o mandato de Zambelli, o plenário da Câmara precisa da maioria absoluta, ou seja, pelo menos 257 dos 513 votos dos parlamentares.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados