Mundo
Cebri destaca impacto das tarifas dos EUA e pede diálogo

O Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri) expressou preocupação em comunicado sobre a tarifa de 50% anunciada pelo presidente americano Donald Trump para produtos brasileiros.
O grupo, formado por especialistas em relações internacionais, alerta que a medida prejudica a longa história de cooperação entre Brasil e Estados Unidos.
O comunicado critica o tom agressivo da carta enviada por Trump e questiona as informações erradas que sustentam as reclamações sobre a balança comercial feitas pelo presidente americano.
A nota também destaca que é inadequado ligar decisões comerciais a assuntos internos do Brasil e sugere interferência indevida, especialmente ao mencionar de forma inaceitável o papel do Poder Judiciário brasileiro.
O Cebri salienta que, tal como nos EUA, a separação e autonomia entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário precisam ser respeitadas no Brasil.
De acordo com dados oficiais, ao contrário do que alega Trump, o comércio bilateral apresenta superávit para os Estados Unidos na ordem de US$ 410 bilhões nos últimos 15 anos, mostrando que as acusações de comércio injusto não procedem.
O Centro defende que, mesmo diante da complexidade do cenário, o Brasil deve manter diálogo aberto, buscando soluções construtivas e baseadas em dados confiáveis através de canais diplomáticos, sempre com respeito mútuo e em defesa do multilateralismo e do direito internacional.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login