Centro-Oeste
Ceilândia reforça limpeza e manutenção das ruas com ajuda do GDF
A Administração Regional de Ceilândia, junto com a Novacap, o programa GDF Presente e o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), iniciou uma ação intensiva desde segunda-feira (19) para cuidar das áreas urbanas e rurais. O objetivo é melhorar a infraestrutura, limpar espaços públicos e aumentar a segurança e bem-estar da comunidade.
Os serviços incluem a retirada de 52 toneladas de lixo e entulho em locais como a ADE do Setor P Sul, EQNM 07/09 da Ceilândia Sul e QNM 12, na Ceilândia Norte. A equipe do programa Mãos Dadas também recolheu materiais inúteis nas CNM 01 e 02, no centro da cidade.
Dilson Resende, o administrador regional, ressaltou a importância dessas ações para a saúde da população. “Limpar a cidade é essencial para a saúde pública. Tirando entulho, lixo e materiais jogados de maneira errada, evitamos a propagação de insetos e pragas urbanas, como escorpiões, ratos e outros que podem afetar a saúde das famílias”, disse.
No reparo do asfalto, foram usadas mais de 46 toneladas de massa em ruas como QNN 26, QNQ 7, EQNM 20/22 e Via P3 Sul, com tecnologia de caminhão térmico que garante uma maior durabilidade. Na parte de drenagem, foram liberadas mais de 27 bocas de lobo, incluindo uma nova instalada na QNN 39. Em 2025, cerca de 8 mil bocas de lobo tiveram manutenção em Ceilândia.
Os trabalhos também alcançaram áreas públicas, com poda de arbustos na Praça da Bíblia e manutenção do parquinho na QNP 26. Na zona rural, equipes fizeram patrolamento e nivelamento das estradas não pavimentadas, facilitando o acesso e o transporte da produção local.
A administração alerta sobre o custo do descarte irregular, que chega a R$ 6 milhões por mês no Distrito Federal — valores que poderiam ser usados em saúde, educação e mobilidade. O órgão pede à comunidade que evite jogar lixo nas ruas e áreas verdes, ajudando no crescimento sustentável da cidade.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login