Notícias Recentes
Centro de Cooperação Policial Internacional é inaugurado no DF
Nesta segunda-feira (9) foi inaugurado, em Brasília, o Centro de Cooperação Policial Internacional para o monitoramento dos torcedores nos estádios e seus arredores. Os agentes de segurança irão auxiliar os policiais federais brasileiros na identificação dos eventuais criminosos durante o Mundial da FIFA.
Além de policiais das 31 seleções classificados para Copa, também estarão no centro representantes da ONU, Interpol, Ameripol e da Venezuela, Moçambique, Angola, Tanzânia, Peru e Catar. A equipe terá no total um número de 205 policiais estrangeiros e 75 brasileiros. O Centro terá acesso as imagens das câmeras instaladas nas 12 cidades-sede e informações do cadastro da Interpol (Polícia Internacional).
“O centro foi construído em Brasília, nas instalações da Polícia Federal, e depois ficará como legado para a Polícia Federal para as áreas de inteligência e tecnologia da informação. A Polícia Federal fez um investimento de R$ 20 milhões, que será aproveitado nas operações usuais da polícia depois da Copa”, disse o gerente para a Área de Logística do centro, o delegado Valdecy Urquiza Junior.
Países vizinhos já alertaram sobre torcedores envolvidos em casos de violência nos países residentes. A Argentina encaminhou uma lista com 2,1 mil nomes de torcedores banidos dos estádios argentinos, inclusive os “barras brabas”.
Os agentes estrangeiros realizarão um papel essencial na segurança durante o evento esportivo, entretanto não terão poder de polícia e não poderão andar armados.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login