Conecte Conosco

Economia

Ceron responde críticas de Mansueto sobre a economia

Publicado

em

Rogério Ceron, secretário do Tesouro Nacional, usou as redes sociais nesta sexta-feira, 13, para responder às críticas feitas pelo economista-chefe do BTG Pactual e ex-secretário do Tesouro (2016-2020), Mansueto Almeida. Na terça-feira, 10, Mansueto questionou a gestão econômica atual, atribuindo a melhoria dos indicadores a fatores externos e ressaltando a necessidade de ajustes fiscais.

“Em economia, não há espaço para negar a realidade”, afirma Ceron no início do vídeo. Ele relembra que, durante o governo anterior, entre 2016 e 2020, as despesas do Governo Central ultrapassaram 19% do Produto Interno Bruto (PIB), enquanto para 2024 e 2025 estão projetadas em torno de 18,7% e 18,8%, respectivamente. O déficit primário médio no período 2016-2020 foi 1,87% do PIB, contra 0,98% para o intervalo 2023-2025. A dívida bruta do governo geral atingiu 86% do PIB em 2020 e está prevista em 78,7% para 2025.

Ceron destacou que os gastos foram maiores e os resultados fiscais piores no ciclo anterior, com a dívida em patamar elevado. Ele também ressaltou que a inflação acumulada no terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva será a menor da história quando comparada com mandatos anteriores, além de evidenciar a queda do desemprego, da extrema pobreza e da desigualdade de renda.

“Debates construtivos são sempre bem-vindos. Reconhecemos a importância de continuar o processo de recuperação fiscal para garantir um futuro mais promissor. É vital controlar as despesas obrigatórias para aumentar investimentos, melhorar a produtividade e preservar as conquistas alcançadas. Contudo, esse debate precisa ser baseado em fatos”, enfatizou o secretário.

Na terça, Mansueto mencionou que o crescimento do Brasil nos próximos quatro anos provavelmente não será tão acelerado quanto desde 2022. Segundo ele, a melhora no déficit primário decorre do aumento da carga tributária, enquanto a queda da inflação se deve aos altos juros. Além disso, atribuiu a valorização do real a mudanças na carteira dos investidores.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados