Mundo
Chanceleres do Egito e EUA preparam reunião sobre Gaza

Os ministros das relações exteriores do Egito e dos Estados Unidos se reuniram neste sábado (11) para organizar os detalhes de uma cúpula que acontecerá em Sharm el-Sheikh, no Egito, para tratar da implementação inicial de um cessar-fogo em Gaza.
Os presidentes dos EUA, Donald Trump, e do Egito, Abdel Fattah al-Sisi, serão os copresidentes da cúpula, que contará também com outros líderes. O Ministério das Relações Exteriores do Egito anunciou a realização do evento, embora a data ainda não tenha sido confirmada.
O presidente francês, Emmanuel Macron, está programado para viajar ao Egito na segunda-feira para conversar com os participantes sobre os próximos passos do plano de paz.
Os líderes do governo da Espanha, Pedro Sánchez, e da Itália, Giorgia Meloni, também são aguardados no encontro.
Na sexta-feira, o ministro das relações exteriores do Egito, Badr Abdelatty, e o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, discutiram a organização da reunião, incluindo o envolvimento internacional na cúpula de Sharm el-Sheikh e a implementação da primeira fase do cessar-fogo.
Este acordo, feito no Egito, foi estabelecido baseado em um plano de 20 pontos proposto pelo presidente dos EUA, Donald Trump.
Segundo o acordo, Israel deve liberar 250 prisioneiros palestinos, entre eles alguns condenados à prisão perpétua por crimes graves, enquanto o Hamas tem até segunda-feira para libertar os 48 reféns israelenses que ainda estão em Gaza, alguns deles vivos e outros falecidos em cativeiro.
Além disso, 1.700 palestinos detidos pelo exército israelense desde os ataques do Hamas em 7 de outubro de 2023 também serão libertados como parte do acordo de cessar-fogo.
O presidente dos EUA anunciou que terá encontros com diversos líderes no Egito na segunda-feira para discutir o destino de Gaza, que sofre com uma guerra devastadora que já dura mais de dois anos.
O Egito, junto com os Estados Unidos e o Catar, teve um papel fundamental nas negociações que culminaram no acordo de cessar-fogo.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login