Conecte Conosco

Mundo

Charles III anuncia redução do tratamento contra câncer em 2026

Publicado

em

Charles III anunciou nesta sexta-feira (12) que seu tratamento contra o câncer será diminuído em 2026, em uma mensagem gravada exibida no programa do canal público Channel 4.

“Tenho a alegria de informar que, graças a um diagnóstico precoce que permitiu uma intervenção eficaz e ao cumprimento das recomendações médicas, meu tratamento contra o câncer poderá ser reduzido no próximo ano”, declarou o rei, de 77 anos, durante uma campanha anual na TV para arrecadação de fundos destinados à pesquisa do câncer.

Diagnosticado com câncer em fevereiro de 2024, Charles III não divulgou a natureza exata da doença. “Sei pela minha experiência que receber um diagnóstico de câncer pode ser assustador”, afirmou o rei em sua mensagem transmitida hoje.

“Esse momento de mudança é um presente pessoal e evidencia os avanços significativos alcançados nos tratamentos contra o câncer recentemente.”

O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, reagiu positivamente à notícia no X, expressando contentamento com a melhora do monarca. “Uma mensagem forte de Sua Majestade. Falo em nome de todo o país ao dizer que fico muito feliz que o tratamento contra o câncer será aliviado no próximo ano. O diagnóstico precoce salva vidas”, destacou.

Na sua mensagem, Charles III encorajou a população do Reino Unido a realizar exames preventivos o quanto antes, expressando preocupação ao afirmar que “mais de 9 milhões de pessoas” no país não aproveitam os exames gratuitos disponibilizados.

O rei mencionou duas vezes o câncer de intestino, embora familiares tenham declarado que isso não indica uma relação direta com seu diagnóstico, ocorrido durante uma cirurgia de próstata.

Após o diagnóstico em fevereiro de 2024, o monarca interrompeu temporariamente suas atividades públicas por algumas semanas, retornando dois meses depois quando seus médicos demonstraram otimismo sobre seu progresso. Desde então, continua em tratamento.

Em abril, o rei manifestou que o diagnóstico é “impactante e, por vezes, assustador” em uma mensagem de agradecimento às instituições beneficentes do país.

Ele ressaltou que diariamente são diagnosticados mais de mil novos casos de câncer no Reino Unido, totalizando cerca de 390 mil anualmente. “Como alguém que faz parte dessa estatística, posso dizer que essa experiência pode também evidenciar o melhor da humanidade”, afirmou Charles III.

Este anúncio quebrou um antigo tabu na família real britânica, onde os monarcas costumavam manter silêncio sobre sua saúde.

Nos últimos anos, o rei tem intensificado suas atividades, realizando visitas de Estado no Reino Unido, além de viagens ao Canadá e ao Vaticano.

Em março de 2025, Charles III foi brevemente internado devido a efeitos colaterais do tratamento.

Ele comemorou seu 77º aniversário em 14 de novembro com uma viagem a Gales, demonstrando grande disposição para exercer plenamente suas funções.

Durante este ano, o rei realizou um número recorde de compromissos desde que assumiu o trono em 2022, segundo o jornal Daily Express.

O monarca, que foi coroado aos 73 anos tornando-se o mais velho rei britânico a ascender ao trono, tem grande amor pelo seu trabalho, fato destacado pela rainha consorte Camilla durante sua visita a Roma, em abril. Segundo ela, é essa paixão que o mantém firme e ativo.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados