Conecte Conosco

Mundo

Chefe da Fazenda do Chile deixa cargo

Publicado

em

O chefe da Fazenda do Chile, Mario Marcel, renunciou ao cargo nesta quinta-feira (21) durante uma reformulação governamental que também envolveu outras duas pastas, a menos de sete meses para o término da administração do presidente de esquerda Gabriel Boric, conforme comunicado da Presidência.

Mario Marcel, que foi um dos membros mais importantes do gabinete desde o início do mandato de Boric, em março de 2022, era visto pelos mercados como um símbolo de moderação. Ele foi sucedido por Nicolás Grau, que anteriormente estava à frente do Ministério da Economia, posto agora ocupado por Alvaro García.

Boric afirmou na cerimônia de transição que, apesar das mudanças significativas na equipe econômica, o governo continuará comprometido com a responsabilidade fiscal. Segundo o presidente, Marcel deixou o cargo por razões pessoais.

Antes de assumir a pasta da Fazenda, Mario Marcel presidiu o Banco Central do Chile e trabalhou em instituições como a OCDE e o Banco Mundial.

Economista independente associado ao Partido Socialista, Marcel tinha a tarefa de estabilizar a economia chilena no período pós-pandemia. Em 2022, o país enfrentou uma inflação de 12,8%, o maior índice em três décadas, resultado dos auxílios sociais aprovados durante a crise sanitária.

Durante seu mandato, ele enfrentou desafios, incluindo a rejeição pelo Congresso de uma proposta de reforma tributária elaborada para financiar os projetos sociais do governo.

Sob sua gestão, a inflação reduziu e está prevista para fechar 2025 em 3,7%, levemente acima da meta estabelecida pelo Banco Central (3%). O Produto Interno Bruto (PIB) deve crescer entre 2% e 2,75%, de acordo com informações oficiais.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados