Brasil
‘Chegar a 10% do volume útil em abril é impossível’, diz secretário
O secretário estadual de saneamento e recursos hídricos de São Paulo, Benedito Braga, disse nesta quinta-feira (12) que é impossível cumprir a determinação da Agência Nacional de Águas (ANA) e chegar ao fim de abril com 10% do volume útil e os dois volumes mortos recuperados.
“Nós já estamos trabalhando no sentido de discutir com a Justiça de cassar essa liminar. Porque ela é inexequível”, disse Benedito.
Na quinta, o secretário concedeu entrevista exclusiva ao G1 (veja destaques no vídeo acima). Segundo Braga, a palavra final sobre as decisões para solucionar a crise hídrica em São Paulo é do governador Geraldo Alckmin (PSDB). “O técnico não decide e não deve porque o técnico não tem a visão do político. (…) Quem decide é o governador. Eu dou as alternativas para ele tomar a decisão”, afirmou.
Com mestrado em hidrologia e doutorado em recursos hídricos pela Stanford University, Braga ocupou, entre outros cargos, o de presidente da International Water Resources Association (IWRA) e do Conselho Intergovernamental do Programa Hidrológico Internacional da Unesco. Em 2002 recebeu prêmio em reconhecimento à sua contribuição à gestão de recursos hídricos em nível mundial.
Ele negou que esteja em prática racionamento ou rodízio de água na Grande São Paulo. O secretário admitiu, entretanto, que é preciso melhorar a comunicação com a população sobre as interrupções no fornecimento de água. “Eu faço aqui até um ‘mea culpa’. Talvez a gente precisasse melhorar essa comunicação”, afirmou Braga.
Fonte: G1
Você precisa estar logado para postar um comentário Login