Economia
Chevrolet Onix Plus: nova correia a óleo traz mais confiança

O Chevrolet Onix Plus voltou a chamar atenção. Um dos carros mais vendidos no Brasil, ele recebeu atualizações discretas, mas essenciais, no visual, na tecnologia e, principalmente, na mecânica.
O principal destaque é a nova correia dentada banhada a óleo, agora com reforço em fibra de vidro e revestimento em teflon, prometendo maior durabilidade e menos problemas de entupimento no motor, uma das maiores reclamações dos usuários e especialistas.
A questão é: será que o Onix agora consegue responder às críticas e justificar os R$ 136.490 da versão topo de linha Premier? Testamos o modelo para contar todos os detalhes.
Desempenho e dirigibilidade
O motor 1.0 Turbo Flex de 116 cv e 16,8 kgfm de torque, combinado com câmbio automático de seis velocidades, permanece o mesmo, privilegiando conforto e equilíbrio no desempenho.
Na prática, o motor se mostra rápido em baixas rotações, responde bem nas retomadas e mantém o interior silencioso, o que aumenta a sensação de refinamento.
A suspensão está bem ajustada, absorvendo bem as irregularidades do piso sem perder estabilidade nas curvas.
Nas ruas, o sedan é leve e fácil de conduzir, e na estrada o câmbio atua para economizar combustível, mantendo o motor com baixo giro em velocidade constante.
Nova correia dentada banhada a óleo
A principal novidade mecânica é a correia dentada que agora tem reforço com fibra de vidro e cobertura em teflon para evitar riscos de entupimento caso o lubrificante usado não seja o ideal.
De acordo com a engenharia da General Motors, mesmo que a correia se desgasta, as partículas são muito finas para bloquear o sistema. Ainda assim, a fabricante reforça a importância de usar o óleo correto, seguindo as especificações de viscosidade e normas da SAE.
Essa atualização mostra que a empresa ouviu as reclamações e aprimorou o componente para aumentar sua confiabilidade.
Design e espaço interno
O visual do Onix Plus ganhou pequenas melhorias que ressaltam sua sofisticação. A grade frontal foi redesenhada, os faróis contam com assinatura em LED e as rodas de liga leve são aro 16, dando um ar moderno.
O acabamento interno agrada, com bons encaixes, texturas suaves e combinação elegante de cores escuras com detalhes metálicos.
Com 2,60 metros de entre-eixos, o carro acomoda confortavelmente cinco pessoas, e seu porta-malas de 500 litros é um dos maiores da categoria, superando concorrentes como HB20S e Nissan Versa.
Os bancos da versão Premier têm revestimento premium, proporcionando conforto e visual refinado, porém os ajustes permanecem manuais.
Uma limitação é a ausência de saída de ar-condicionado para os passageiros traseiros, o que pode causar desconforto em dias mais quentes ou viagens longas.
Consumo
Segundo dados oficiais do Inmetro, o Onix Plus com motor 1.0 aspirado e câmbio manual atinge até 17,7 km/l na estrada com gasolina, sendo uma das melhores médias do segmento flex no Brasil.
Nos testes realizados, mantendo velocidade constante entre 100 e 110 km/h, com uso moderado do ar-condicionado, o consumo real ficou entre 15,5 e 16,5 km/l.
Na condução urbana, o consumo cai para cerca de 10 a 11 km/l, como esperado.
Tecnologia e conectividade
A versão Premier oferece uma lista de equipamentos que equipara o Onix a carros maiores. A central multimídia MyLink de 8 polegadas é compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, inclui carregamento por indução, câmera de ré e painel digital.
O sistema funciona de forma rápida e intuitiva, com pareamento de smartphone sem cabos facilitando o uso diário. O carro também conta com sensores de estacionamento na dianteira e traseira, além de chave presencial.
Segurança e conforto
O Onix Premier continua referência em segurança no segmento, com seis airbags, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e monitoramento da pressão dos pneus.
A direção elétrica é bem calibrada e o isolamento acústico contribui para uma cabine silenciosa mesmo em velocidades elevadas.
Comparativo e custo-benefício
Entre os sedãs compactos, o Chevrolet Onix Plus Premier é uma das opções mais equilibradas. Ele oferece mais conforto e tecnologia que o Toyota Yaris Sedan e tem acabamento mais refinado que o HB20S, embora este último tenha condução mais firme e esportiva.
Comparado ao Nissan Versa, o Onix leva vantagem em conectividade e acabamento, mas o Versa oferece um pouco mais de espaço no banco traseiro.
Vale a pena?
Com design renovado, bom desempenho e agora uma correia dentada com tecnologia avançada para aumentar a confiabilidade, o Chevrolet Onix Plus mantém seu status.
Ele pode não ser o carro mais emocionante de dirigir, porém oferece um conjunto consistente, tecnológico e eficiente, buscando trazer segurança aos consumidores em relação à manutenção.
Se a nova correia banhada a óleo realmente vai eliminar as dúvidas quanto à durabilidade, somente o tempo poderá mostrar.
De qualquer forma, para quem procura um sedã completo, confortável e com boa relação custo-benefício, o Onix Premier é uma opção a ser considerada.

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