Mundo
Chile vota neste domingo para escolher presidente no segundo turno
Cerca de 15,8 milhões de cidadãos chilenos irão votar neste domingo (14) para decidir o vencedor do segundo turno da eleição presidencial. A disputa é entre a ex-ministra do Trabalho, Jeannette Jara, de 51 anos, do Partido Comunista e da coalizão que atualmente governa, e o ex-deputado José Kast, de 59 anos, representante do Partido Republicano e da extrema-direita. O candidato eleito substituirá o atual presidente, Gabriel Boric. No Chile, não é permitida a reeleição presidencial.
No primeiro turno, a candidata comunista liderou com 3.476.554 votos, o que corresponde a 26,85%. O segundo colocado, José Kast, obteve 3.097.685 votos, equivalente a 23,92%. Esse é o terceiro pleito presidencial do candidato Kast, que foi derrotado por Boric quatro anos atrás.
A campanha eleitoral terminou na sexta-feira (12). Enquanto Kast defende uma política mais rígida em relação à migração e o fortalecimento da lei e da ordem, Jeannette Jara aposta em reformas sociais, no combate à criminalidade e na busca pelo apoio dos eleitores indecisos.
Pesquisas locais e internacionais indicam uma leve vantagem para Kast. Uma novidade nesta eleição é o voto obrigatório, diferente da eleição anterior, quando a abstenção foi de 53%.
Relações com o Brasil
O Chile é o maior produtor mundial de cobre e o segundo maior de lítio. Apesar de não compartilhar fronteira com o Brasil, ambos os países têm buscado fortalecer suas relações comerciais nos últimos anos.
Em abril de 2025, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a importância de aprofundar os acordos comerciais entre empresários brasileiros e chilenos para fomentar o crescimento das duas economias. Na ocasião, durante o Fórum Empresarial Brasil-Chile em Brasília, ele ressaltou a necessidade de flexibilidade para o sucesso dos negócios, enfatizando que o Brasil, como maior economia da América Latina, deve estar aberto a essas mudanças, ao lado do presidente Gabriel Boric.
Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Brasil é o principal parceiro comercial do Chile na América do Sul, especialmente na área de bens industriais. Por sua vez, o Chile é o sétimo maior parceiro comercial do Brasil, respondendo por 2,1% do comércio brasileiro.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login