Mundo
China acusa EUA de violar normas da OMC com tarifas e guerra comercial

A missão da China junto à Organização Mundial do Comércio (OMC) declarou que as tarifas impostas pelos Estados Unidos e o início de uma guerra comercial global têm infringido gravemente os direitos legítimos de vários países. Esta crítica foi divulgada em um comunicado oficial emitido nesta sexta-feira, 17, pelo Ministério do Comércio chinês.
Segundo o ministério, Washington tem ignorado as expectativas dos outros membros e desrespeitado suas obrigações, adotando medidas unilaterais e discriminatórias que comprometem o sistema multilateral de comércio fundamentado em regras claras.
O comunicado enfatiza que a OMC é o pilar fundamental da globalização econômica e do comércio internacional, e conclama os Estados Unidos a corrigir suas práticas erradas, cumprir integralmente as regras da OMC e revogar medidas ilegais como as tarifas impostas reciprocamente.
Pequim também expressou a expectativa de que Washington colabore com outros países, inclusive a China, para fortalecer o papel do sistema multilateral na governança global e promover uma globalização inclusiva e vantajosa para todos.
Além disso, desde 2023, a China tem emitido relatórios anuais avaliando as ações dos EUA na OMC, demonstrando preocupação com políticas que prejudicam o sistema multilateral de comércio, praticam bullying comercial, aplicam critérios duplos em políticas industriais e desestabilizam as cadeias globais de produção e abastecimento.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login