Mundo
China acusa Japão de confundir opinião pública sobre Taiwan
A China declarou nesta terça-feira, 16, sua forte oposição às tentativas do Japão de criar confusão na opinião pública e evitar respostas claras em relação a Taiwan. A declaração foi feita por Guo Jiakun, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, em resposta a perguntas de jornalistas.
Guo destacou que o ministro das Relações Exteriores do Japão reconheceu que Tóquio entende e respeita a posição do governo chinês, mas falhou em reafirmar pontos fundamentais para Pequim, como o reconhecimento do governo chinês como o único governo legítimo da China e a afirmação de que Taiwan é parte inseparável do território chinês.
O porta-voz também mencionou que o chanceler Wang Yi recentemente afirmou que o status de Taiwan está protegido por vários documentos e fatos históricos que reforçam a soberania da China sobre a ilha.
Guo Jiakun ressaltou ainda que o ano de 2025 marcará os 80 anos da vitória da China na guerra contra o Japão, lembrando que o país vizinho mantém responsabilidades históricas no assunto. Ele reafirmou com firmeza que Taiwan é parte inseparável da China e que a solução para essa questão é uma decisão exclusiva do governo chinês.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login