Mundo
China comenta eleição no Japão e critica declarações de Takaichi
A China afirmou que, apesar de as eleições serem uma questão interna, o pleito realizado no Japão no domingo (8) revelou problemas estruturais profundos e novas tendências, que, segundo Pequim, precisam ser avaliadas cuidadosamente por especialistas no Japão e pela comunidade internacional, declarou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Lin Jian, em entrevista coletiva na segunda-feira (9).
Ele pediu aos líderes japoneses que deem atenção às preocupações internacionais, sigam um caminho pacífico em vez de militarista e respeitem os acordos políticos entre China e Japão, ao invés de violá-los. Alertou que, caso grupos extremistas de direita no Japão cometam erros e ajam de maneira imprudente, enfrentarão oposição do povo japonês e reação firme da comunidade global.
Lin Jian ressaltou que a política chinesa em relação ao Japão permanece constante mesmo após a eleição. Reforçou a necessidade de que o Japão corrija as declarações consideradas equivocadas da primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi, especialmente sobre Taiwan, e tome ações concretas para demonstrar comprometimento em manter as bases das relações bilaterais.
Ele enfatizou que o povo chinês está firme em defender os interesses nacionais, preservar os resultados da Segunda Guerra Mundial e a ordem internacional estabelecida após o conflito, além de combater qualquer provocação ou ação imprudente contra a China.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login