Mundo
China critica ação dos EUA na interceptação de navios
O Ministério das Relações Exteriores da China declarou nesta segunda-feira (22) que a ação dos Estados Unidos ao interceptar um petroleiro com destino à China na costa da Venezuela é uma séria infração ao direito internacional. Conforme o porta-voz do ministério, Lin Jian, a Venezuela possui o direito legítimo de manter relações comerciais com outras nações.
No último sábado, a Guarda Costeira dos Estados Unidos deteve o segundo petroleiro em águas internacionais perto da Venezuela, poucas semanas depois do presidente Donald Trump anunciar um bloqueio contra todos os navios sancionados que operam com a Venezuela. Segundo as autoridades americanas, o navio estava envolvido em atividades ilegais para burlar sanções, operando sob uma bandeira falsa e foi apreendido por ordem judicial.
O petroleiro, chamado Centuries, partiu da Venezuela usando o nome falso “Crag” e transportava aproximadamente 1,8 milhão de barris de petróleo bruto Merey com destino à China. A China é a maior consumidora do petróleo venezuelano, o qual responde por cerca de 4% de suas importações totais.
As autoridades venezuelanas classificaram a apreensão do petroleiro como um ato grave de pirataria internacional.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login