Mundo
China critica declaração conjunta do Reino Unido e Japão sobre Taiwan

A embaixada da China no Reino Unido expressou forte desaprovação à declaração conjunta divulgada por Londres e Tóquio após a reunião dos ministros da Defesa em 28 de abril.
No comunicado oficial, o porta-voz afirmou que os pontos relacionados à China na declaração bilateral “distorcem os fatos e confundem o que é certo e errado”. Pequim deixou claro que rejeita veementemente essas acusações.
A resposta chinesa foi provocada por trechos no documento do Reino Unido e Japão que manifestaram preocupações sérias sobre Taiwan, o Mar da China Oriental e o Mar do Sul da China, além de acusar a China de fornecer ajuda com dupla finalidade à Rússia.
Pequim considera isso uma interferência direta. “Exigimos que o Reino Unido e o Japão reflitam seriamente sobre suas declarações e ações incorretas relacionadas a Taiwan e questões marítimas, parem de interferir nos assuntos internos da China e cessem de provocar conflitos e tensões na região Ásia-Pacífico”, disse o porta-voz.
Quanto ao conflito na Ucrânia, a embaixada reiterou a posição pacificadora da China. “O país tem mantido firme compromisso em incentivar o diálogo e encontrar uma solução política”, afirmou o comunicado, rejeitando as acusações “sem fundamento” feitas pelo Reino Unido e Japão contra a China.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login