Mundo
China critica EUA por novas regras que prejudicam comércio global

China expressou forte desaprovação contra uma nova política de controle de exportações divulgada pelo Departamento de Comércio dos Estados Unidos, afirmando que a iniciativa “perturba significativamente a ordem do comércio mundial e compromete a segurança e a estabilidade das cadeias globais de produção e suprimento”.
Em nota oficial, o Ministério do Comércio chinês afirmou que as regulamentações americanas, que ampliam sanções a subsidiárias de empresas incluídas na “lista de entidades” com participação superior a 50%, são “mais um exemplo claro do uso excessivo, pelos EUA, do conceito de segurança nacional e da aplicação imprópria dos controles de exportação”.
De acordo com o governo chinês, a decisão dos EUA prejudica os direitos e interesses legítimos das empresas afetadas e possui “caráter altamente prejudicial”.
O governo da China se manifestou contra a medida e apelou para que os Estados Unidos corrijam imediatamente essa política errada e parem a repressão injustificada contra corporações chinesas, ao mesmo tempo em que se comprometeu a tomar as medidas necessárias para proteger firmemente seus interesses.
Além disso, o Ministério do Comércio chinês comentou sobre a atualização da “lista de usuários finais” do Japão, que passou a incluir várias empresas chinesas. O ministério criticou a ação japonesa por impactar negativamente os interesses das empresas de ambos os países e solicitou a suspensão imediata dessa prática.
No entanto, Pequim acolheu positivamente a remoção de duas empresas chinesas dessa lista, considerando essa decisão alinhada com os interesses comuns de ambos os países, e manifestou disposição para apoiar a exclusão de outras companhias no futuro.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login